Guia digital de Acessibilidade posturas éticas e cidadania

Para Coordenadores de Acessibilidade e Mesários

Introdução
O Cooredenador de Acessibilidade
Vamos ao Guia
simple website templates
Mobirise

Introdução

Aproximam-se as Eleições 2020. Nessa grande festa da democracia, você, amigo mesário e coordenador de acessibilidade, realizará um papel muito importante.

Além de saber como ocorre o processo de votação na seção eleitoral, você precisa ficar atento às orientações seguintes sobre respeito, acessibilidade, posturas éticas e cidadania.

Este Guia foi desenvolvido com muito carinho pela equipe dos Cartórios Eleitorais de Vitória da Conquista, GT-Mesários e Seção de Atenção ao Cliente e atualizado pela Comissão de Acessibilidade do TRE-BA.

Mobirise

O Coordenador de Acessibilidade

A promoção da acessibilidade pela Justiça Eleitoral nos locais de Votação é prioridade nas Eleições 2020.

Neste sentido, para minimizar o impacto de falta de acessibilidade a determinados locais de votação o TRE-BA vai implantar nas eleições de 2020 a função de “Coordenador de Acessibilidade”.

O referido coordenador será responsável por tratar todas as dificuldades de eletores deficientes ou com mobilidade reduzida no momento do exercício do Voto.

Conceitos Básicos

Mobirise

Pessoa com deficiência

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição) os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas

Mobirise

Preferência para votar

Têm preferência para votar: eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, obesos, grávidas, lactantes e pessoas com criança de colo.
- Eleitores maiores de 80 anos terão prioridade sobre os demais.

Mobirise

Posturas éticas e cidadãs

Manter uma postura ética é entender que o deficiente é uma pessoa capaz que compreende seus direitos. A postura ética é aquela que reflete uma conformidade ou uma coerência entre aquilo que o TRE-BA institucionalmente pensa e acredita, e suas atitudes como coordenador de acessibilidade e mesário sempre prezando pelos costumes que privilegiam a sensatez e o bem estar coletivo.

Mobirise

FIQUE LIGADO!
NOME SOCIAL
É a designação com a qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida.
Os eleitores tiveram até 6 de maio deste ano para registrar o nome social na Justiça Eleitoral. Se registrado, o nome social constará, em ordem alfabética, no Caderno de Votação e aparecerá também na tela do terminal do mesário. Havendo necessidade, a consulta poderá ser feita também pelo nome civil, em lista ao final do Caderno de Votação.
O mesário deve se dirigir ao eleitor/eleitora sempre pelo nome social.

Endereço

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - CAB

Contatos

acessibilidade@tre-ba.jus.br 
 (71) 3373-7367