Nosso objetivo é servir com eficiência!

Navegue pelo site e exerça o seu direito: informe-se, solicite, critique, sugira, denuncie, elogie.

Calendário
eleitoral
Manifestações
do eleitor
(Registro-Consulta)
Denúncias 
eleitorais
(Sistema Pardal)
Seu título digital
# e-Título #

Guia de acessibilidade, posturas éticas e cidadania

Criado para auxiliar os mesários na execução de suas atividades.
ACESSE O GUIA

Mobirise

Manifestações dos eleitores

A Ouvidoria do TRE-BA é um canal de comunicação permanente da população na busca pelo aperfeiçoamento da qualidade dos serviços administrativos e judiciais prestados pela instituição. É uma garantia da escuta, análise e resposta das demandas do cidadão relativas à Justiça Eleitoral.
CRITIQUE - DENUNCIE - SUGIRA - ELOGIE

Mobirise

e-Título: o seu título digital

Se você já fez o seu recadastramento biométrico, baixando o "e-Título" na Google Play (para os celulares com Android) ou na Apple Store (para os celulares com IOS), basta apresentá-lo para votar. Além disto, o aplicativo informa seu local de votação e emite as certidões de quitação e de crimes eleitorais.

A História

Verifique os principais eventos nestes 8 anos de história da Ouvidoria do TRE-BA

20 de maio de 2010

Criação da Ouvidoria

Instituiu-se a Ouvidoria no TRE-BA através da Resolução Administrativa TRE-BA nº 06/2010, de 18/05/2010, fica instituída a Ouvidoria no TRE-BA, com suas atribuições e competências. 

20 de maio de 2010

Designação do 1º Juiz Ouvidor

A Portaria da Presidência, nº 306/2010, de 20/05/2010, designou o Dr. Renato Gomes da Rocha Reis Filho para exercer a função de Juiz Ouvidor.

16 de março de 2012

Dia do Ouvidor

Fruto da Lei nº 12.632/2012, o dia 16 de março foi instituído oficialmente como Dia do Ouvidor.

28/05/2013

Ouvidoria como unidade autônoma

Por meio da Resolução Administrativa TRE-BA nº 05/2013, a Ouvidoria deixa de ser vinculada à Presidência e passa a ser uma unidade autônoma.

maio/2018

Lançamento do projeto "Diga aí, Meu Rei!"

Com linguagem clara e objetiva, responde dúvidas sobre os principais temas ligados ao universo da Justiça Eleitoral. O programa é exibido por meio do canal do TRE-BA no Youtube (TV TRE-BA) e também nas redes sociais do órgão.

maio/2018

Lançamento da campanha "Eleições limpas passam pelas nossas mãos" 

Com o objetivo de informar e estimular os eleitores a ajudarem no combate às notícias falsas veiculadas nas redes sociais, foi lançada a referida campanha. A preocupação da Justiça Eleitoral é minimizar os impactos causados pela propagação das fake news, utilizadas de modo a espalhar informações falsas sobre determinados assuntos ou pessoas, prejudicando assim a lisura do processo eleitoral.

set/2018

Lançamento do projeto "WhatsApp Ouvidoria" - (71) 9602-7777

Mais um canal disponibilizado pela Ouvidoria do TRE-BA para responder dúvidas e orientar os cidadãos a respeito do processo eleitoral, título de eleitor etc.

Projetos

Buscando executar sua missão, a Ouvidoria do TRE-BA desenvolveu alguns projetos. 

Ouvidoria Viva

Programa que reúne alguns projetos da Ouvidoria do TRE-BA. Promove debates em instituições de ensino com o objetivo de orientar e desmistificar inverdades sobre o processo e legislação eleitorais.

O foco da campanha são as redes sociais, através do trabalho de conscientização dos cidadãos para os prejuízos que a produção e o compartilhamento de notícias falsas geram à Democracia.

Com o objetivo de esclarecer os cidadãos sobre as questões ligadas ao processo eleitoral, o projeto “Diga aí, Meu Rei”, com linguagem acessível, responde dúvidas dos eleitores nas redes sociais.

WhatsApp

Objetivando disponibilizar mais um canal de comunicação, lançou-se o projeto do Whatsapp, para orientar os usuários quanto as dúvidas surgidas.

Fake news

As fake news são responsáveis por 5,30% dos links maliciosos no Brasil.
Esses links levam a sites criados para roubar dados pessoais e bancários dos usuários.
1 em cada 4 brasileiros foi vítima potencial de ciberataques, somente nos 3 primeiros meses de 2018.
As fake news são usadas como iscas para golpes na internet e os maiores vetores são os grupos de whatsapp.
Neste ano eleitoral, criminosos vão espalhar falsas notícias para denegrir a imagem de adversários e, também, para roubar senhas e dados do seu celular.
Não compactue com o crime. Não compartilhe notícias suspeitas. Se tiver dúvida da veracidade da notícia, faça a checagem antes de compartilhar.

MITOS ELEITORAIS: Informe-se assistindo ao vídeo do TSE, no seu canal no Youtube.

Site da Rede Internacional de Checagem de Fatos (IFCN), que relaciona seus signatários. No Brasil, existem agências de fact-checking, que podem auxiliar na verificação do conteúdo das notícias. 

Mobirise

Algumas Agências no Brasil afiliadas à IFCN:

Lupa


Aos fatos


Publica


  1. Mais da metade de votos nulos ou em branco anulam uma eleição? - Não, porque só são computados os votos válidos (aqueles que são dados a candidato ou partido político).
  2. Sou mesário, tenho direito a folga em dobro pelo dia do treinamento também? - Tem. Mas, para o dia do treinamento, o mesário só tem direito a folga pelo tempo necessário para participar do treinamento, incluindo o tempo para o deslocamento de ida e volta.
  3. Se a urna não conseguir ler minhas digitais no dia da eleição, eu fico sem votar? - Não. Após as tentativas de praxe, pelo mesário, para a coleta da digital, sem sucesso, o eleitor votará da forma tradicional, sendo identificado por documento oficial com foto e assinando no Caderno de Votação.
  4. Se estiver viajando no dia da eleição, posso votar em trânsito? - Pode, se você comunicou ao TRE onde estaria e solicitou a transferência. O prazo para isto encerrou-se em 23 de agosto. Quem não o fez, poderá justificar a ausência às urnas.
  5. Completo 16 anos depois da data do fechamento do cadastro eleitoral. Poderei votar? - Pode, se completar os 16 anos até a data do 1º turno da eleição e solicitar sua inscrição antes do fechamento do cadastro.

Links úteis

Se necessário, acesse outros Órgãos públicos para se informar e/ou buscar serviços

Endereço

1ª Av. do Centro Administrativo da Bahia, 150 - TRE/BA

Contato

Telefone: +55 (71) 3373-7000

Site was started with Mobirise