bootstrap dropdown

20 Anos do Projeto Memória
TRE-BA

O Projeto Memória foi idealizado em 1996 pela Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação com a finalidade de promover a recuperação da história do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, mostrando sua atuação e contribuição para a sociedade, no desenrolar do processo democrático.

Em 1998, coincidindo com o feliz momento da inauguração desta sede, a primeira etapa do Projeto resultou concluída, sendo assim inaugurado o nosso Memorial, com espaço onde são expostos documentos e objetos históricos, reconstituição do antigo gabinete da Presidência, com o mobiliário utilizado a partir da reinstalação da Justiça Eleitoral em 1945 e a Galeria de Fotos dos Ex-Presidentes da Corte.
No mesmo ano foi lançado o livro Memória que relata o histórico do tribunal, sua passagem pelas diversas sedes, o crescimento do eleitorado baiano e a evolução da estrutura organizacional, entre outros assuntos.

Redimensionado como Centro de Memória por meio da Resolução Administrativa 08/2012, atualmente faz parte da Coordenadoria de Gestão da Informação, Documentação e Memória, integrando a Seção de Gestão da Informação, Biblioteca e Memória. Vem buscando, em sua finalidade de memória institucional, além da salvaguarda de rico acervo de peças históricas, conjuntamente, pesquisar, sistematizar, comunicar e preservar fatos e experiências que fortalecem a identidade e a história da Justiça Eleitoral na Bahia, resgatando sua evolução institucional e tecnológica. Pretende, ainda, através de seu acervo documental, ser instrumento de produção de conhecimento, informação e orientação interna e externa, visando a disseminação e valorização de uma trajetória contínua de memória eleitoral. 

75 Anos do Voto feminino

2007

Esta exposição pretendeu criar um elo entre a conquista do direito ao voto, assegurado no Brasil somente com a edição do Código Eleitoral de 1932, e outras mudanças sociais, resgatando a memória dessa luta e de mulheres que contribuíram para o reconhecimento da cidadania.

20 Anos da Constituição Cidadã

2008

Exposição comemorativa aos 20 anos da Constituição de 1988, que desde então rege o país. Apresentou, dentre outros itens, coleção de constituições doadas pelo Senado Federal e cópias de documentos disponibilizadas pela Fundação Getúlio Vargas.

21 Anos de Eleições Diretas

2010 - 8ª Semana de Museus

Exposição comemorativa com  mostra de rico acervo formado por vestimentas, cartilhas, vídeos, folders, cartazes e outros itens afins produzidos pela Justiça Eleitoral ao longo desses, então, 21 anos. Promovida com participação na 8ª Semana Nacional de Museus.

80 Anos da Justiça Eleitoral

2012 - 10ª Semana de Museus

Exposição “Tribunal Regional Eleitoral da Bahia: 80 Anos Elegendo o Futuro”, comemorando as oito décadas de criação da Justiça Eleitoral. Nela foram apresentadas as diversas urnas usadas nesses 80 anos, acrescidas de objetos de épocas e itens diversos emprestados por colaboradores, servidores e familiares, trazendo uma perspectiva histórica e cultural de cada época. Participante da 10ª Semana Nacional de Museus. 

Museu no Shopping

2014 - 8ª Primavera de Museus

Exposição realizada em shopping de grande circulação na cidade, com mostra de documentos do Centro de Memória e itens de exibição permanente em nosso Memorial. Promovida com participação na 8ª Primavera de Museus.

De Olho no Futuro

2015 - 13ª Semana de Museus

Exposição mostrando ações adotadas pelo TRE/BA relativas à preservação do meio ambiente em reflexão a sua contribuição para uma sociedade sustentável. Promovida com participação na 13ª Semana Nacional de Museus.

Os Objetos contam Histórias

2016

Uma viagem conduzida pelos mais variados artefatos que foram concebidos para tornar cada vez mais ágil o atendimento às demandas que surgiram no desenvolvimento do processo eleitoral ; numa seleção de objetos que trazem as marcas de sua própria história.

20 Anos da Urna Eletrônica e Pelos Caminhos do Voto

2016-2017

Exposições que se complementaram em trabalho itinerante em parceria com a EJE/BA - Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. Painel comemorativo com breve histórico e modelos de urnas utilizadas pela JE desde 1996. Em conjunto com apresentaçao de cinco módulos apresentando fatos relevantes sobre a consolidação do voto ao longo do tempo - "Pelos Caminhos do Voto".

Renovação de Exposição fixa nos 85 Anos da Justiça Eleitoral

2017

Além da inclusão da amostra itinerante "Pelos Caminhos do Voto", urnas em linha temporal desde 1996 e novos títulos; o Memorial passa a exibir novo ítem, o ASIMOV-1 , protótipo do primeiro dispositivo automatizado para testes de urna eletrônica, desenvolvido em 2015 pela STI - Secretaria de Tecnologia da Informação em parceria com o SENAI CIMATEC.

Processo Eleitoral de 1883

Recurso eleitoral, datado de 04 de outubro de 1883, que pede a anulação de eleição ocorrida em 1882. Doado pelo Cartório Eleitoral de Remanso ao Centro de Memória, refere-se à eleição para vereadores e juízes de paz da, então chamada, Paróquia do Senhor do Bonfim de Chique-Chique.

Título Eleitoral de 1890

Modelo de título eleitoral adotado na primeira década da República que manteve algumas características do modelo utilizado durante o Império.

Título Eleitoral de 1934

Criado a partir do Decreto nº 21.076 de 24 de fevereiro de 1932, primeiro Código Eleitoral. Inovou na identificação do eleitor por meio da fotografia e impressão digital, sendo expedida pela recém-criada Justiça Eleitoral que instrumentalizou também o voto feminino.

Ata da Sessão de Reinstalação da Justiça Eleitoral na Bahia - 1945

Datada de 08 de junho de 1945, destacam-se as considerações do então Presidente do Tribunal, Des. Manoel de Andrade Teixeira, dizendo ser "ato que merecia aplausos e a todos satisfazia por traduzir o próximo restabelecimento da consulta ao povo para ele mesmo organizar o governo da nação".

Boletim Eleitoral - 1934

Boletim Eleitoral do Estado da Bahia, publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia. Contendo boletins eleitorais dos dias 27 de outubro a 16 de novembro de 1934, com publicações de apuração das Eleições de 1934 para deputados à Câmara Federal e Constituinte Bahiana.

Procuração de Getúlio Vargas- 1946

Procuração original pertencente ao, então candidato eleito, Getúlio Vargas, estabelecendo procurador a quem caberia receber dos Tribunais Regionais, seus diplomas de eleito para Senador ou Deputado Federal no pleito de  1945.
A Lei 7.586/45 - a Lei Agamenon - possibilitava o candidato concorrer, simultaneamente, para presidente, senador ou deputado federal em mais de um Estado.

Procuração de Otávio Mangabeira - 1946

Procuração original pertencente ao, então candidato eleito, Otávio Mangabeira, conforme regulamentação da Lei 7.586/45 - conhecida como Lei Agamenon - estabelecendo procurador a quem caberia receber do Tribunal, seu diploma de eleito como Deputado Federal pelo Estado da Bahia no pleito de 1945.

Telegrama com Procuração de Carlos Marighella - 1946

Telegrama contendo procuração original pertencente ao, então candidato eleito, Carlos Marighella, conforme regulamentação da Lei 7.586/45 - conhecida como Lei Agamenon - estabelecendo procurador a quem caberia receber do Tribunal, seu diploma de eleito como Deputado Federal pelo Estado da Bahia no pleito de 1945.

Memória em Ações

Atividades realizadas em eventos do Centro de Memória e ações que seguiram a programação da Semana Nacional de Museus.

Publicações

Visando difundir temas e fatos que marcaram o nascimento, funcionamento e crescimento deste Tribunal e da Justiça Eleitoral na Bahia. Servindo, além disso, como fontes de pesquisa e conhecimento para trabalhos acadêmicos.